Fina Estampa

Lília Cabral se emociona ao receber prêmio das mãos da presidente Dilma que é "quem conhece as Griseldas desse país"

JAMES CIMINO

Em São Paulo

  • Folhapress

    Atriz Lília Cabral recebe prêmio de personalidade do ano da revista "Isto É Gente" das mãos da presidente Dilma Rousseff (6/12/11)

    Atriz Lília Cabral recebe prêmio de personalidade do ano da revista "Isto É Gente" das mãos da presidente Dilma Rousseff (6/12/11)

Lília Cabral foi eleita a Personalidade do Ano da Televisão em cerimônia realizada nesta terça-feira (6) pela revista "Isto É Gente", no Credicard Hall, São Paulo. A atriz recebeu o prêmio das mãos da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. "É uma emoção muito grande receber o prêmio das mãos da presidente que é quem conhece melhor do que ninguém as Griseldas desse país", disse Lília que agradeceu ao marido, a filha e ao escritor Aguinaldo Silva pela "coragem de lhe dar o papel".


"Esse é um papel inesquecível, não só por mim ou pela equipe, mas porque é um personagem que existe a cada momento. Em cada lugar do Brasil a gente conhece uma Griselda. Espero que elas tenham o mesmo futuro da personagem: ganhem na loteria e sejam muito felizes", prossegui Lília.

Pouco antes da entrega do prêmio, Lília Cabral e a presidente Dilma estavam sentadas muito próximas e conversaram, segundo Líilia, sobre a novela. "Advinha do que nós falamos? Sobre a novela, que ela gosta e diz que assiste. Isso não é ótimo?", contou a atriz. "Afinal, tanto Griselda quanto a presidente são figuras femininas que representam a batalha dos brasileiros pela sua vitória. E a personagem representa um posicionamento de valores morais e éticos que são o que leva um país para frente".

A presidente Dilma Rousseff, que recebeu o prêmio de Brasileira do Ano, promovido pela revista Istoé, também agradeceu às Griseldas e aos Griseldos do país.

Antes da cerimônia, Lília falou aos jornalistas sobre a frase de Christiane Torloni que se tornou bordão na edição 2011 do Rock In Rio, o "Hoje é dia de rock, bebê": "Não sei se eu teria o mesmo bom humor da Christiane. Ela é maravilhosa, tirou a situação de letra, usou no personagem e reverteu a historia a favor dela. Se fosse comigo talvez eu tivesse dito: 'Ai que gente chata'", opinou Lília que divide cena com Torloni em "Fina Estampa".

Quando indagada sobre o sucesso de sua personagem, Griselda ou Pereirão, Lília afirma que "não faz um trabalho pensando no sucesso". A heroína que virou símbolo de honestidade, fugiu do moralismo e tem sido disputada por galãs como José Mayer, Dalton Vigh e Paulo Rocha. "Isso é para quem pode, né?", brincou Lília.

OUTROS VENCEDORES
Deborah Secco foi eleita a Personalidade do Ano na Dramaturgia e agradeceu o prêmio ao marido, o jogador Roger Flores, pela "enorme ausência que o trabalho exige". Deborah contou que a presidente Dilma - que declarou à época da novela "Insensato Coração" que Natalie era sua personagem preferida - disse-lhe que o prêmio foi mais que merecido.

Sobre a sátira que sua personagem fez da eleição de Tirica, atriz também disse achar que a dramaturgia tem que representar a realidade e que acha importante que a novela tenha retratado essa categoria das periguetes, "essas mulheres que acham que podem se dar bem na vida sem trabalhar". Deborah também comentou o final de sua personagem. "O final da Natalie foi merecido, porque, infelizmente, hoje existem pessoas ocupando cargos ou posições na sociedade que poderiam ser muito melhor ocupados por pessoas mais cultas e preparadas".

Cauã Reymond foi Personalidade do Cinema e brincou com seu atraso: "Demorei mais para me arrumar que a Deborah [Secco] e a presidente [Dilma Rousseff]". O estilista Pedro Lourenço foi eleito a Personalidade na Moda e não deixou de citar os pais - Glória Coelho e Reinaldo Lourenço - "por serem a fundação de tudo o que ele sabe".

UOL Cursos Online

Todos os cursos